Empreender é mudar algo para melhor, impactar as pessoas e o mundo, mas a maioria de nós não aprende a empreender na escola. Se você quer mudar o mundo e a sua vida, segue uma inspiração e algumas dicas.

 

Começo com um texto baseado em palavras de um grande inovador, o pai da Apple, Steve Jobs:

Quando você cresce, tende a acostumar com o mundo do jeito que ele é e acreditar que sua vida é viver nesse mundo, ter uma família, se divertir, juntar dinheiro, sobreviver.

Contudo, a vida se torna algo muito maior se você enxergar de verdade um simples fato: tudo ao seu redor, o que você enxerga, as coisas que compra e usa, o que assiste, o que come, sobre o que você fala, as coisas que fazem parte de você, da sua rotina, da sua vida, tudo foi feito por pessoas como você.

Você pode construir algo novo que outras pessoas irão usar, pode mudar o que existe, pode impactar a vida de pessoas próximas a você, da sua cidade, do mundo. Uma vez que aceite esse pensamento, você nunca mais será o mesmo.

Não faça por interesse, faça por amor

Empreender é como encontrar um namorado(a), você pode flertar com várias opções, mas deve encontrar aquela que parece feita pra você. Pode ser que você encontre uma alma-gêmea e passe o resto da vida com ela, mas provavelmente você terá mais de uma paixão e aprenderá muito com cada relacionamento. O importante é encontrar essa paixão e não ter medo de ir atrás dela.

Empreender é encontrar algo com o que você se importa, algo com o que você se interessa de verdade e sente prazer de fazer, e então descobrir o que você pode fazer pelas outras pessoas com isso. O que pode contribuir com a sociedade, o que pode acrescentar, desenvolver, melhorar, inovar.

Morongo era surfista e como tal desejava surfar todos os dias, mas era impossível ficar nas águas geladas de Garopaba durante o inverno. Decidiu então fazer uma roupa de neoprene para se proteger do frio, motivado por sua paixão pelo surf, deu tão certo que passou a receber encomendas e assim nasceu a Mormaii.

Uma boa ideia não surge do nada, é preciso estar conectado ao mundo, à sociedade, a diferentes contextos e realidades, é conhecer pessoas, seus modos de vida, seus costumes e dificuldades, e principalmente é preciso que você esteja conectado à idéia por um interesse genuíno.

Cada indivíduo pode ter um papel na sociedade, ter espírito empreendedor não é necessariamente ter uma empresa ou desenvolver algo totalmente novo, é encontrar qual é esse papel para você e gerar valor para alguém, vivendo essa realidade seja qual for o seu trabalho ou posição.

Como posso contribuir para a sociedade onde vivo? Para o meu bairro, para a minha cidade, para o mundo? O que é importante pra você? Que valor você quer entregar?

Seja o que for, não coloque o dinheiro em primeiro lugar, faça por um objetivo. Faça porque você quer fazer melhor, faça para encantar, para surpreender, para melhorar a vida das pessoas, ou para que as pessoas se tornem melhores. Seja sustentável. Seja o melhor no que fizer, sirva de exemplo e referência para os próximos. De cacarecos e serviços ruins o mundo já está cheio.

Tenho uma idéia, por onde começo?

Pense grande, sonhe alto, mas comece pequeno, realmente pequeno, o mais pequeno e simples possível. A maioria das pessoas acha que para fazer algo grande é preciso começar grande e que aqueles que têm muito sucesso é porque são excepcionais, mas isso não é verdade.

Todos os dias pessoas perdem oportunidades à espera de uma grande idéia, ou porque querem começar com tudo perfeito, então elas não conseguem, falham e desistem.

Se você buscar algo grandioso logo no início, provavelmente vai demorar a ter resultado e vai tomar decisões ao longo do caminho antes mesmo de saber se as pessoas vão se interessar pelo que você está fazendo. Quando falhar, o tempo e esforço gastos não terão valido a pena, ou irá desistir antes mesmo de começar, tamanho o esforço necessário para isso.

Começando com algo pequeno e simples as falhas também serão pequenas, você irá aprender com elas e terá ainda tempo e esforço para tentar novamente, de uma forma melhor, e assim evoluir pouco a pouco.

A ansiedade de crescer rápido logo no começo torna difícil visualizar ou reduzir uma idéia de negócio a algo simples, mas é um exercício necessário entender o que é supérfluo em sua proposta, o que de fato tem valor para as pessoas e que parte desse valor você consegue entregar com menor custo possível, para poder começar seu projeto.

Deixe de lado a crença de que você precisa formular a idéia completa e perfeita para o negócio da sua vida. Faça um pequeno projeto com valor e tempo definidos, invista uma semana e 100 reais e tente vender para pessoas próximas. Pergunte o que elas acham, avalie se vale a pena, se o negócio é escalável, busque diferentes modelos de negócio. Vale até terceirizar a produção enquanto não for capaz de produzir por conta própria. Se você conseguir vender, ótimo, pode investir e fazer um teste maior, caso contrário você gastou pouco, pode pensar no que deu errado e fazer uma nova tentativa. O importante é começar com o menor custo e esforço possível, avaliar os resultados e tentar novamente.

Empreender é errar, aprender e tentar de novo. Seja persistente, tudo demanda experiência e prática. Com certeza você irá falhar em algum ponto, todos falham, a diferença é entender que falhar não é perder, falhar é ganhar, ganhar experiência e este é o caminho para se tornar excepcional em algo. É assim que as grandes pessoas e as grandes coisas são formadas, pouco a pouco, com o tempo, prática e experiência.

Dinâmica de Brainstorm

Quais são seus interesses? Quem você admira? Com o que você se importa? O que desperta sua curiosidade? O que você gostaria de ver mais vezes? Experimentar, fazer, estar mais perto? Faça uma lista. Procure na internet o que as pessoas têm feito sobre isso.

Se você pudesse viajar no tempo para daqui a 30 anos. O que você imagina que iria encontrar? Como seriam as pessoas, as relações, as cidades, os serviços, os costumes? Pense na sua vida e na das pessoas próximas a você, como é hoje e como seria no futuro?

Agora imagine se você pudesse mudar algo das coisas pelas quais você se interessa e que importam para você hoje, como você gostaria que fosse esse futuro? O que poderia ser diferente? O que poderia ser melhor? Mais fácil? Mais rápido? Mais gostoso? O que poderia ser maior? Atingir mais pessoas? O que poderia existir?

Você pode mudar: Encontre uma paixão. Comece pequeno. Erre, aprenda e repita.

Recomendações:

Participe de um Startup Weekend
Procure o Sebrae ou a Endeavor
Fale comigo. Para fazer sugestões ou críticas, tirar dúvidas ou apenas aprofundar sobre o assunto.

Referências:

From the Documentary Film Steve Jobs: Secrets of Life
Why quitting your job to chase your dream is a terrible idea
Why you will fail to have a great career
Mormaii – História da marca